Atenção

Os cursos ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE possuem coordenadores e público alvo específico.

Se deseja fazer inscrição em algum dos cursos abaixo, entre em contato com a coordenação:

Contato: fcee.ead@gmail.com | (48) 3664-4971/4972 - Márcia, Giseli ou Camila.

OBJETIVO: Capacitar os profissionais que atuam com alunos surdos usuários de Implante coclear da rede regular de ensino de Santa Catarina.

PÚBLICO ALVO: Professores da rede regular de ensino que atuam na educação de surdos.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO. Até 04 de Outubro às 23h55min

curso encerrado

OBJETIVO: 

Capacitar os membros da equipe técnica, principalmente os (as) assistentes sociais, que fazem parte da equipe que atua na área de concessão e recadastramento da Pensão Especial Estadual.

PÚBLICO ALVO: 

Equipe Técnica da Pensão Especial Estadual: Principalmente os (as) Assistentes Sociais, ou Psicólogos ou Médicos da referida Equipe. Pelo menos 1 (um) membro da equipe credenciada deverá se capacitar e repassar os conhecimentos aos demais.

Aos técnicos que ainda não estão credenciados, na qual a instituição interessada ainda não se credenciou, poderão se inscrever também os profissionais acima mencionados.

Curso: Finalizado

OBJETIVO:

- Capacitação continuada para os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento nesses Serviços;

- Fortalecer as ações empreendidas nas ADRs que já contam com o serviço de Atendimento Educacional Especializado na área das AH/SD.

 PÚBLICO ALVO: 

Serão disponibilizadas 4 vagas para cada Gered/Unidade de Ensino, tendo como publico-alvo desse curso: os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado AH/SD e equipes técnicas dos das 17 Gereds/Unidades de Atendimento ( Joinville, Itajaí, Lages, Canoinhas, Coordenadoria da Gde Florianópolis, Tubarão, Chapecó, Rio do Sul, Araranguá, Blumenau, Criciúma, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Concórdia, Joaçaba, Curitibanos, Campos Novos). Também serão disponibilizadas vagas para as Gereds de Jaraguá do Sul, pois há previsão de implantação de polo de AEE AH/SD nesse ano. As 8 vagas restantes serão disponibilizadas para escolas conforme solicitações e sob a análise do NAAH/S.

A lista, que deverá ser encaminhada pelas Gereds/Unidades de Atendimento, com o nome dos servidores autorizados a realizar o curso deve ser encaminhada impreterivelmente para fcee.ead@gmail.com até o dia11/04/2019 as 17 horas.

curso finalizado

OBJETIVO: 

- Capacitar os professores das escolas que registraram no censo escolar alunos com indicadores de AH/SD.

- Capacitar os professores das escolas dos alunos que recebem suplementação acadêmica no NAAH/S.

PÚBLICO ALVO: Os professores das escolas que atendem alunos com indicadores de AH/SD.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até 08/08 as 23h55 min. ou até quando se esgotarem as vagas.

 INSCRIÇÕES FINALIZADAS

Objetivo: Capacitar as equipes multidisciplinares das Instituições Especializadas da região Serrana do  Estado de Santa Catarina, que realizam a avaliação diagnóstica.

 

Público alvo:  Equipes multidisciplinares das instituições especializadas da região serrana do estado de Santa Catarina que realizam avaliação diagnóstica. Sendo uma vaga  para cada uma das áreas: assistente social, psicologia, fisioterapia,  fonoaudióloga e pedagogia.

Obs: Serão homologados os participantes em que a direção das APAES, das regiões indicarem através de uma lista nominalmente, a ser enviada para a coordenação de EAD, pelo e-mail: fcee.ead@gmail.com  até o dia 09/08/2018; sendo cancelada a inscrição de participantes que não estejam na relação ou não forem do público alvo.

Curso: finalizado

OBJETIVO: Capacitar as equipes multidisciplinares das Instituições Especializadas, profissionais de saúde, centros de referência do Estado de Santa Catarina, que realizam a avaliação diagnóstica.

PÚBLICO ALVO: Equipes multidisciplinares das instituições especializadas, profissionais de saúde, centros de referência do estado de Santa Catarina que realizam avaliação diagnóstica. Sendo uma vaga para cada uma das áreas: assistente social, psicologia, fisioterapia, fonoaudióloga e pedagogia.

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

OBJETIVO: Capacitar às equipes multidisciplinares das Instituições Especializadas, profissionais de saúde, centros de referência do Estado de Santa Catarina, que realizam a avaliação diagnóstica inicial.

 PÚBLICO ALVO: Equipes multidisciplinares das instituições especializadas, profissionais de saúde, centros de referência do estado de Santa Catarina que realizam avaliação diagnóstica inicial. Sendo uma vaga para cada uma das áreas por equipe de avaliação ou equipe de instituição especializada: assistente social, psicologia, fisioterapia, fonoaudióloga e pedagogia.

PRAZO DE INSCRIÇÕES: até dia 09/10/2019 às 18 horas ou gando se esgotarem as vagas. 

Inscrições  esgotadas

OBJETIVO: Capacitar os pedagogos e professores da rede estadual de ensino, sobre o funcionamento cognitivo na aprendizagem.

PÚBLICO ALVO -  Pedagogos e professores  de sala da rede estadual de ensino.

Inscrições fechadas

OBJETIVO: Qualificar os profissionais que atuam na perspectiva do Currículo Funcional Natural (CFN), nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE, com vistas à capilarização do modelo Biopsicossocial e espiritual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, (OMS, 2001), como forma de aprimorar e atualizar as ferramentas de avaliação e abordagens voltadas ao Currículo Funcional Natural - CFN.

 

PÚBLICO ALVO: Professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais que trabalhem na perspectiva do Currículo Funcional Natural - CFN - no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, TEA e/ou deficiência múltipla, em Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE.

curso finalizado

OBJETIVO: Qualificar os profissionais que atuam na perspectiva do Currículo Funcional Natural (CFN), nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE, com vistas à capilarização do modelo Biopsicossocial e espiritual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, (OMS, 2001), como forma de aprimorar e atualizar as ferramentas de avaliação e abordagens voltadas ao Currículo Funcional Natural - CFN.

4. PÚBLICO ALVO: Professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais que trabalhem na perspectiva do Currículo Funcional Natural - CFN - no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, TEA e/ou deficiência múltipla, em Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: aberta até dia 19/09 as 23h55min ou quando se esgotarem as vagas.

 

OBJETIVO:  Capacitação continuada para os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento na área das altas habilidades/superdotação;

PÚBLICO ALVO: Serão disponibilizadas 4 vagas para cada GERED, cujo publico-alvo desse curso são: os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado AH/SD e equipes técnicas das 19 Agências de Desenvolvimento Regional através das suas Gerencias de Educação/Unidades de Atendimento (Joinville, Itajaí, Lages, Canoinhas, Coordenadoria da Grande Florianópolis, Tubarão, Chapecó, Rio do Sul, Araranguá, Blumenau, Criciúma, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Concórdia, Joaçaba, Curitibanos,Jaraguá do Sul, Campos Novos e Braço do Norte). As 4 vagas restantes serão disponibilizadas para os novos profissionais da equipe do NAAH/S e para solicitações sob a análise do serviço.

Serão homologadas as inscrições que a direção da escola, GERED, ou o Centro proponente, encaminharem lista de cursistas ao CETEP no e-mail: fcee.ead@gmail.com 

curso finalizado

OBJETIVO: Apresentar o modelo da CIF aos profissionais das APAES

 

PÚBLICO ALVO: Preferencialmente assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos, que atuem na matrícula/registro e avaliação dos educandos das sete APAES integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão – SC.

Curso finalizado

OBJETIVO: Apresentar o modelo da CIF aos profissionais das APAES

 PÚBLICO ALVO: 

Preferencialmente assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos, que atuem na matrícula/registro e avaliação dos educandos das APAES integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí – SC.

curso finalizado

OBJETIVO: Apresentar o modelo da CIF aos profissionais das APAES.

 

PÚBLICO ALVO: Preferencialmente assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos, que atuem na matrícula/registro e avaliação dos educandos das 12 APAES integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville e das 13 APAES da região de Lages.

Critérios para realizar o módulo a distância: Noções básicas de informática e de mídias digitais

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Até 100 (Cem) participantes,  sendo até quatro vagas por APAE. Cada APAE deve encaminhar uma lista com os nomes dos profissionais autorizados a realizarem o curso, no e-mail:  fcee.ead@gmail.com

Serão canceladas as inscrições de participantes que não forem do público alvo.

Curso: finalizado.

 OBJETIVO: Apresentar o modelo da CIF aos profissionais das APAES.

 

PÚBLICO ALVO: Preferencialmente assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos, que atuem na matrícula/registro e avaliação dos educandos das 18 APAES integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste e das 19 APAES da região de Chapecó.

Curso: finalizado.

OBJETIVO: Difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, favorecendo a comunicação entre surdos e ouvintes no desempenho das atividades profissionais, nas relações sociais com cidadãos surdos na garantia do respeito à diferença, à diversidade sócio-cultural.

 

PÚBLICO ALVO: Esse curso está destinado a profissionais que atuam no atendimento ao público do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.

PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até dia 21/08/2019 às 23:55 ou até quando esgotarem as vagas.

Objetivo:  Capacitar os professores que atuam nos Atendimentos Educacionais Especializados (AEEs) do estado, para o atendimento aos alunos surdos.

Público Alvo: Esse curso está destinado aos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), do ensino regular de Santa Catarina.

Curso: Finalizado

OBJETIVO: 

Qualificar a atuação dos profissionais instrutores do Proerd, e também profissionais que atuam no corpo de bombeiros de SC.

PÚBLICO ALVO: 

Instrutores do Proerd e bombeiros.

PRAZO DE INSCRIÇÃO: 

Até 01 de agosto de 2019 às 23h55min ou quando esgotarem as vagas.

 Curso ja em andamento

OBJETIVO: Qualificar através do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais a atuação (comunicação) dos profissionais que trabalham no TRE – Tribunal Regional Eleitoral a fim de que estes possam melhor atender (mesmo que com orientações básicas) a comunidade surda do estado de Santa Catarina. Garantindo a esta comunidade o direito linguístico adquirido por lei.

PÚBLICO ALVO: Profissionais do TRE de SC.

INSCRIÇÃO: até: 02/08/2019

 

OBJETIVO: Capacitar professores  para  utilização do sorobã como recurso didático na educação inclusiva.

PÚBLICO ALVO: Professores de AEE, segundo professores e professores de ensino regular das redes estadual, municipal e particular de ensino.

 INSCRIÇÕES: abertas até 05/09/2019 às 23:55h ou quando se esgotarem as vagas.

curso finalizado

Objetivo: capacitação continuada para os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento na área das altas habilidades/superdotação;

Público-alvo: as escolas da rede regular de ensino estadual dos alunos atendidos no NAAH/S, e instituições com as quais são articulados atendimentos/ações na área.

Serão homologadas as inscrições que a direção da escola, GERED, ou o Centro proponente, encaminharem lista de cursistas ao CETEP no e-mail: fcee.ead@gmail.com

Período de inscrição: Até 19/09/2019 23h55min ou quando se esgotarem as vagas.

OBJETIVO: Capacitação continuada para os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento na área das altas habilidades/superdotação;

PÚBLICO ALVO: Serão disponibilizadas 4 vagas para cada GERED, cujo publico-alvo desse curso são: os professores dos serviços de Atendimento Educacional Especializado AH/SD e equipes técnicas das 16 Agencias de Desenvolvimento Regional através das suas Gerencias de Educação (23ª Joinville, 17ª Itajaí, 27ª Lages, 26ª Canoinhas, 18º Grande Florianópolis, 20ª Tubarão, 04ª Chapecó, 12ª Rio do Sul, 21ª Araranguá, 15ª Blumenau, 20ª Criciúma, 29ª Dionísio Cerqueira, 01ª São Miguel do Oeste, 6ª Concórdia, 7ª Joaçaba, 11ª Curitibanos). Também serão disponibilizadas vagas para as Gereds de Jaraguá do Sul e Campos Novos, as quais estão previstas para implantação de polos de AEE AH/SD em 2018. As 8 vagas restantes serão disponibilizadas para os novos profissionais da equipe do NAAH/S e para solicitações sob a análise do serviço.

Cada ADR deve encaminhar a lista com os nomes dos profissionais autorizados a realizarem o curso, para o CETEP no e-mail fcee.ead@gmail.com até o dia 26 de Setembro impreterivelmente, após essa data não serão mais aceitas as listas. 

Curso finalizado

Apenas para teste.

Objetivo: Qualificar os profissionais que atuam nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE, com vistas à multiplicação de estratégias de prevenção e intervenção terapêutica para adultos com deficiência intelectual em processo de envelhecimento.

 

Público alvo: Professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais que trabalhem no atendimento de pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento em Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE.

Curso: finalizado.

OBJETIVO: Qualificar os profissionais que atuam nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE, com vistas à multiplicação de estratégias interdisciplinares e intersetoriais para adultos com deficiência intelectual em processo de envelhecimento.

PÚBLICO ALVO: Professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais que trabalhem no atendimento de pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento em Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE.

curso finalizado

OBJETIVO: Qualificar os profissionais que atuam nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE, com vistas à multiplicação de estratégias interdisciplinares e intersetoriais para adultos com deficiência intelectual em processo de envelhecimento.

PÚBLICO ALVO: Professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que trabalhem no atendimento de pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento em Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:  Abertas até 19/09/2019 ou quando se esgotarem as vagas.

Inscrições encerradas. Vagas preenchidas

OBJETIVO: Capacitar os professores de Educação Física das  instituições conveniadas com a FCEE e da Rede Regular, para que os mesmos possam atuar junto as pessoas com deficiência atendidas por eles,  com mais conhecimento sobre deficiências e Educação Física.

4. PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Física das instituições conveniadas com a FCEE e do Ensino Regular.

Prazo de Inscrição: Até dia 17/10/2019

inscrições esgotadas

 

Objetivo: Promover o conhecimento teórico e prático, favorecendo o processo de inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos com diagnósticos de TEA, TDAH e DI, por meio da oportunidade de formação à distância aos profissionais da rede regular de ensino que atuam com esse público. Corroborando, desta forma, com a missão da FCEE de fomentar, produzir e difundir o conhecimento na área de educação especial.

Público alvo: Esse curso está destinado a professores do ensino regular, assistentes técnico pedagógicos (ATP’s), gestores da rede regular de ensino de Santa Catarina e responsáveis pela educação especial na Gerência Regional de Educação – GERED

Curso: finalizado.

3. OBJETIVO: Promover o conhecimento teórico e prático, favorecendo o processo de inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos com diagnósticos de TEA, TDAH e DI, por meio da oportunidade de formação à distância aos profissionais da rede regular de ensino que atuam com esse público. Corroborando, desta forma, com a missão da FCEE de fomentar, produzir e difundir o conhecimento na área de educação especial.

 

4. PÚBLICO ALVO: Esse curso está destinado a professores do ensino regular, assistentes técnico pedagógicos (ATP’s), gestores da rede regular de ensino de Santa Catarina e responsáveis pela educação especial na Gerência Regional de Educação – GERED

curso finalizado 

 

3. OBJETIVO: Promover o conhecimento teórico e prático, favorecendo o processo de inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos com diagnósticos de TEA, TDAH e DI, por meio da oportunidade de formação à distância aos profissionais da rede regular de ensino que atuam com esse público. Corroborando, desta forma, com a missão da FCEE de fomentar, produzir e difundir o conhecimento na área de educação especial.

4. PÚBLICO ALVO: Esse curso está destinado a professores do ensino regular, assistentes técnico pedagógicos (ATP’s), gestores da rede regular de ensino de Santa Catarina e responsáveis pela educação especial na Gerência Regional de Educação – GERED

 curso finalizado

 

OBJETIVOS:

    • Identificar as contribuições das TIC ao currículo, por meio da elaboração de projetos em sala de aula;
    • Abordar o conceito de projeto relacionando ao contexto educacional tecnológico e inclusivo;
    • Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Aprendizagem.
    • Articular os estudos sobre mapas conceituais ao trabalho com projetos usando as tecnologias, como estratégia para facilitar a aprendizagem e mapear o currículo desenvolvido em projetos de trabalho.

     

    PÚBLICO ALVO: professores e pedagogos das instituições conveniadas a FCEE.

 Curso: finalizado.

OBJETIVO

 Capacitar professores de AEE e ensino regular  da rede estadual, municipal, particular, e instituições especializadas para confecção e utilização de material adaptado em relevo como recurso didático.

Curso finalizado

OBJETIVO: Capacitar professores de AEE e ensino regular  da rede estadual, municipal, particular, e instituições especializadas para confecção e utilização de material adaptado em relevo como recurso didático.

PÚBLICO ALVO: Professores de AEE e ensino regular da rede estadual, municipal, particular, e instituições especializadas.

INSCRIÇÕES ATÉ: 08/08/2019 ou quando esgotarem as vagas.

Curso finalizado

Objetivo: Capacitar os professores de Educação Física da Rede Regular e das Instituições conveniadas com a FCEE para atuar com esporte Paralímpico, conhecendo sua história, classificação e atividades de iniciação, ampliando seus conhecimentos e possibilidades de atuação com aluno com deficiência.

Público Alvo: Professores de Educação Física das instituições conveniadas com a FCEE e do Ensino Regular.

OBJETIVO: Promover reflexão, produção e práticas pedagógicas com as mídias no Atendimento Educacional Especializado.

 

PÚBLICO ALVO: Professores que atuaram no AEE em 2018 da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis e do Instituto Estadual de Educação e que participaram do primeiro levantamento realizado pela pesquisa de mestrado, e professores que estão atuando no AEE do estado no ano de 2019 desta mesma região.

OBJETIVO: Capacitar os auxiliares de educação especial da Rede Municipal de Educação de São José a respeito do Transtorno do Espectro Autista, a partir de estudos teóricos e práticos que possibilitem a qualificação da escolarização dos alunos que apresentam este diagnóstico.

 

PÚBLICO ALVO: Auxiliares de educação especial da Rede Municipal de Educação do município de São José que atuam nas séries do ensino fundamental

Curso: em andamento

OBJETIVO: Qualificar a atuação dos profissionais da educação infantil, que atuam ou que possam vir a atuar diretamente com crianças surdas, abrangendo os municípios do estado de Santa Catarina.

 

PÚBLICO ALVO: Professores que atuam na educação infantil. 

OBJETIVO: Promover o conhecimento teórico e prático dos profissionais que atuam no serviço de Segundo Professor de Tuma da rede regular estadual de ensino, discutindo o processo de inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos, em especial dos que possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA, Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade - TDAH e Deficiência Intelectual - DI, por meio da oportunidade de formação à distância. Corroborando, desta forma, com a missão da FCEE de fomentar, produzir e difundir o conhecimento na área de educação especial.

PÚBLICO ALVO: Esse curso está destinado a profissionais que atuam no serviço de Segundo Professor de Turma da rede regular de ensino do estado de Santa Catarina.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 25/08/2019 às 23h55min ou quando acabarem as vagas.

 

OBJETIVO: Promover o conhecimento teórico e prático dos profissionais que atuam no serviço de Segundo Professor de Turma da rede regular estadual de ensino, discutindo o processo de inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos, em especial dos que possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA, Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade - TDAH e Deficiência Intelectual - DI, por meio da oportunidade de formação à distância. Corroborando, desta forma, com a missão da FCEE de fomentar, produzir e difundir o conhecimento na área de educação especial.

PÚBLICO ALVO: Esse curso está destinado a profissionais que atuam no serviço de Segundo Professor de Turma da rede regular de ensino do estado de Santa Catarina das regionais de São Lourenço d’Oeste, Quilombo e Maravilha. 

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 10/10/2019 às 23h55min ou quando acabarem as vagas.